segunda-feira, 28 de maio de 2012

LG anuncia tela de 5 polegadas com resolução 1080p


Pode esperar por celulares ainda maiores (e pesados) nos próximos meses: a LG anunciou hoje uma tela de 5 polegadas com resolução de 1920×1080, capaz de exibir o mesmo número de pixels que a TV gigante da sua sala de estar. De acordo com a fabricante sul-coreana, o novo painel será fabricado especificamente para smartphones e possui a maior definição de imagem vista até hoje.
Com mais de 2 milhões de pixels num visor de apenas 5 polegadas na diagonal, a tela possui uma definição de 440 pixels por polegada, bem mais do que a Retina Display de 3,5 polegadas do iPhone 4S (326 ppi). A LG afirma que o painel é baseado na tecnologia AH-IPS, também conhecida como True HD nos smartphones de topo da empresa, numa clara alfinetada ao PenTile utilizado pela Samsung, que não utiliza a matriz padrão RGB e gerou algumas críticas.
Telinha e telão: mesma resolução.

A LG espera provocar um “avanço significativo nas plataformas de cloud computing”, tomando como base o crescimento das redes 4G LTE (sim, isso é verdade fora do Brasil), que permitirá downloads mais rápidos e, consequentemente, um maior consumo de conteúdo em full HD. Eles juram que a tecnologia AH-IPS foi desenvolvida pensando em baixo consumo de energia, mas sabemos que a necessidade do aumento das baterias será inevitável – a Apple quase dobrou a capacidade da bateria do novo iPad para dar conta do telão de 2048×1536 pixels.
A tela deverá ser lançada na segunda metade do ano e estará disponível para demonstração no evento SID 2012 Display Week, que ocorre em Boston na semana do dia 4 de junho.
Assim como a polêmica questão dos processadores quad-core e dos 2 GB de RAM nos smartphones, fica a dúvida: será que uma resolução de 1920×1080 numa tela tão pequena faz alguma diferença para o usuário final ou só serve para detonar a bateria mais rapidamente? Eu aposto na segunda opção, e você?

Com informações: Engadget.

Comentário da Setembro.net
Por Cláudia Oliveira

Na briga por melhor rendimento e tecnologia, as principais empresas que investem hoje em mobile, sabem que o consumidor quer uma bateria que dure mais, e que tenha uma melhor performance ao baixar arquivos e vídeos. Assim, para este fim, uma tela com alta resolução é algo que de maneira geral, aumenta o consumo da mesma.

É padrão vir escrito nos manuais dos celulares, que a bateria tem uma autonomia em standby de 200 horas, mas na prática isso não funciona. Se você usar o smartphone como modem bluetooth, para acessar através do notebook e decidir baixar um arquivo ISO, por exemplo, vai perceber que a bateria não durará mais do que duas ou três horas (em muitos casos até menos), já que esta é uma situação onde o aparelho precisa manter a maior parte dos componentes ativos.

Outra questão levantada é sobre a qualidade de sinal, uma vez que em lugares onde a frequencia não é boa, os aparelhos são obrigados a trabalharem com uma potência maior, sobrecarregando a bateria e por fim fazendo com que ela dure bem menos.

Nossa pergunta é: - Tela de 5 polegadas com visor de alta resolução em um pais em que a tecnologia 4G inexiste e onde a maioria das vezes o sinal é baixo ou ruim, vale a pena o status?

Fica a pergunta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário