segunda-feira, 2 de abril de 2012

Uma reflexão bem humorada sob a ótica de "Joy of Tec", por Nitrozac & Snaggy, na Folha

O amigo Horácio Fialho postou essa tirinha bem humorada no facebook e nós não podíamos deixar de comentar um pouco sobre algo que parecia tão improvável de acontecer... mas está acontecendo e se tornando normal. Será?

Veja:



Já é de conhecimento público que grande parte das empresas, fiscalizam e monitoram o uso da internet de seus funcionários. E também é de conhecimento da grande maioria das pessoas que ao ser chamado para uma entrevista, entrevistador e entrevistado estarão prontos para saber e dar as informações mais polidas e precisas possíveis. Por isso, saiba - as empresas antes de contratar, pesquisam sim, nas redes sociais os perfis de seus contratantes. Da mesma forma que ao se encaminhar para uma entrevista o entrevistado deve procurar saber mais da empresa que pretende contratá-lo.

Muitas vezes, no desespero de conseguir uma colocação no mercado de trabalho, nos deparamos com situações tão inusitadas que são como "pegadinhas" para sondar do entrevistado sua capacidade de ter atitudes rápidas e conscientes dentro de um determinado assunto importante. Fornecer uma senha, uma informação privativa ou algo de sua intimidade pessoal, não são relevantes para uma empresa idônea, e muito pelo contrário, ela não terá o menor interesse em saber isso de você. Mas sim, é muito provável que bem antes de você se sentar para conversar com o entrevistador, ele já viu suas fotos no orkut e suas postagens no facebook.

Quando uma empresa contrata um funcionário e deixa claro que as suas atividades serão monitoradas, está mostrando que resguarda para si a idoneidade empresarial e de seus funcionários. Pode parecer estranho ou persuasivo, mas não é. Há casos de pedofilia entre usuários da internet, usando o ID da empresa, por exemplo, ou sites pornográficos em horário de expediente... É isso que as empresas não querem. É este estilo de funcionário que elas não estão procurando, porque não é este o conceito de uma empresa que cuida da identidade virtual de seus funcionários.

Ser proativo, buscar novos conhecimentos no seu horário de trabalho, ou naqueles minutinhos de descanso, não indicam que você esteja burlando as regras da empresa. Mas lembre-se sempre que a sua imagem será sempre vinculada a empresa que o contrata. Tenha cuidado com o que você posta em suas comunidades e redes sociais, seja discreto em suas observações e tenha sempre em mente que quanto maior o cargo, maiores são as exigências para o grau de acertividade em uma entrevista, e creia, você pode cair nesta pegadinha ou em outra bem parecida.

Esteja preparado para também dizer: - Não creio que seja relevante para empresa ter acesso a minha conta e senha privada.



Até a próxima pessoal, e obrigada amigo Horácio Fialho, pela dica no face.

Por Cláudia Oliveira

Um comentário:

  1. Claudia,

    Achei muito legal e oportuno o post, este assunto está circulando intensamente, há pouco ouvi uma discussão na CBN.

    E, de fato, é da maior importância.

    Abraço e votos de sucesso!

    ResponderExcluir