segunda-feira, 16 de abril de 2012

Você já viu ou conhece um Geek? Te garanto que já…

Lá pelos anos 70 era considerado nerd, aquele cara que não desgrudava do livro, geralmente não era o mais popular com as garotas, mas com toda a certeza o mais inteligente da turma. Com isso muitos dos considerados nerds dos anos 70, se transformaram em famosos cientistas e estão hoje, entre os homens mais ricos do mundo.


Algumas revistas como a Fortune Magazine, sempre listam ex nerds e atuais milionários em suas páginas. E esta fama vem modificando o foco de quem acreditava que sinônimo de nerd é bobo. Nada disso. O cinema e os populares filmes da sessão da tarde nos mostraram comédias românticas e engraçadas, além de seriados que mostram sempre o mocinho esquisito, magricelo e usando um enorme óculos como o bobo da turma, o que apanhava do forte e bonito esportista, mas o nerd é este camarada de hoje, bem sucedido e visto como referencia entre todas as tribos.
Os anos passaram, e a definição de nerd mudou. Hoje  são chamados de geek. Outro termo pejorativo  assim como o dweeb e dork, embora com diferentes conotações e controversas formas de definir, estes termos referem-se ao “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”. (Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é “geeks fazem acontecer.”)
Adeptos da doutrina geek definem o termo como uma geração que escolheu a tecnologia como meio social e também profissional. Perceberam a sutil diferença? Não falamos mais de um garoto desajeitado e inteligente… Agora a definição é muito mais abrangente e a aceitação social das pessoas também é bem maior.
Longe das ideias bizzarras e estéticas culturais que também designaram o termo geek nos anos 70, hoje ser geek é cool, é moderno e popular, é ter atitude e estilo. Muitos geeks  são blogueiros com centenas de seguidores e, geralmente, dão conselhos em sites, blogs e redes sociais sobre o que mais gostam. Informática e tecnologias. Se tornaram articuladores nos mais diferentes assuntos, e não raro se tornam uma referencia.
Quer exemplo disso - Que tal Bill Gates?
Bill Gates,  é um dos pioneiros da evolução do computador pessoal e da informática moderna e também uma das 100 pessoas mais influentes do século, está na lista de bilionários da Forbes, onde aponta Gates como o terceiro homem mais rico do mundo, além disso, Gates é filantropo. É ou não é Nerd? Ou Geek…
Até mais pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário