sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasil lançará satélite para levar banda larga a todos os municípios do país

Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta quarta-feira (28/03) o lançamento do satélite geoestacionário




Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta quarta-feira (28/03), durante uma conferência em Nova Deli, na Índia, que o Brasil já está se preparando para lançar um satélite geoestacionário de comunicação. Com o lançamento, todos os municípios do país poderão tem banda larga.

De acordo com o ministro, além da banda larga, haverá a possibilidade de expansão de redes 3G em todo o território nacional. Um concurso internacional será realizado para buscar cooperação técnica e tecnológica. Telebrás e Embraer serão responsáveis pela construção e lançamento do satélite, que custará cerca de R$750 milhões.

Além desse, o lançamento de outro satélite também está sendo estudado. O Brasil já conversa com Índia e África do Sul para que outro equipamento fique responsável pela observação do clima do Atlântico Sul, além do entendimento de anomalias no campo magnético da Terra.

Ainda não há prazos para a conclusão do projeto.


Comentário da Setembro.net
Por Cláudia Oliveira

A Presidenta Dilma Rousseff finalizou hoje seu encontro com os países pertencentes ao Brics, encontro este que aconteceu na cidade de Nova Deli, India.

É notório o esforço do governo brasileiro em diminuir o atraso tecnológico que vivenciamos, todos sabem que a Índia tem grande avanço tecnológico no sistema de telecomunicações e se considerarmos a economia atual destes dois países, guardadas as proporções culturais, é de crescimento.

Com toda certeza, o lançamento destes satélite irá levar a internet as zonas rurais, e cidades do norte do pais onde ainda a comunicação funciona de forma precária. É urgente este compromisso tecnológico e social, uma vez que um estudante na zona rural do Amapá poderá ter livre acesso a internet quanto um estudante na metrópole paulistana, terão ambos igualdade de direitos.

Fica nossa torcida a todos brasileiros terem acesso a esta tecnologia, e quem sabe um dia, de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário