quinta-feira, 22 de março de 2012

A importância do timing

 Por Mariela Castro
Imagine a cena quase patética: eu começando a escrever este post comentando como assunto da semana – hoje, em meados de fevereiro – o meme sobre a Luiza no Canadá ou a campanha mal sucedida do McDonald´s no Twitter.
Esses dois episódios, embora recentes, já viraram clássicos. Não são mais o assunto do momento – já foram parar nas prateleiras do exemplos históricos a serem citados em palestras e papers. Abordá-los de forma equivocada seria perder o timing. E é incrível o número de empresas que não só perde a oportunidade de aproveitar temas que se tornam virais, mas fazem ainda pior: lançam com atraso campanhas baseadas em assuntos já esgotados, embora tenham tão pouco tempo de vida.
Mídias sociais têm o incrível poder de valorizar ou destruir a sua ideia da noite para o dia. Equívocos não são perdoados. Ninguém vai ser “bonzinho” e ficar com “pena” da sua marca. Se você deu a cara para bater nos canais sociais, prepare-se, sim, para também apanhar.
O maior engano é que a maioria das empresas só pensa no lado positivo de suas ideias. Esquece de se colocar na posição do consumidor, de se vestir de advogado do diabo e antecipar o que pode dar errado. É um excesso de otimismo ou de confiança na sua própria competência e habilidade para fazer algo.
Isso leva a uma espécie de cegueira, a uma “ilusão de confiança”, para utilizar o termo cunhado por Christopher Chabris e Daniel Simons no livro “O Gorila Invisível”. Os pesquisadores defendem a tese de que todos (pessoas, empresas) temos tendência a superestimar nossas próprias habilidades. Somos incompetentes sem ter consciência disso, e isso nos leva a cometer erros. Já em 1871 Charles Darwin dizia que “a ignorância gera mais confiança do que o conhecimento”.
Em mídias sociais, o conteúdo é muito importante, lógico. Mas o timing também é fundamental. Ideias brilhantes só são bem sucedidas se apresentadas na hora certa e para o público certo. A ação tem que ser rápida, matadora, oportunista (no bom sentido). O consumo de informação na internet é estonteante. É preciso estar atento aos movimentos para não perder o momento certo de lançar uma ação nas mídias sociais.
Comentário da Setembro.net
Por Cláudia Oliveira
Uma das maiores preocupações das empresas que embarcam nas redes sociais é estar em tempo real com o seu cliente. Informar da forma que o cliente quer ouvir e não como um anúncio de jornal. O usuário das redes sociais quer ser ouvido, quer ser entendido e quer que seus desejos sejam satisfeitos. Ao se criar uma proposta de marketing nestas redes tem que se levar muito em conta todas estas vontades... Já não é mais a vontade da empresa que está em questão mas a vontade do cliente. 
Confiar demais no seu taco pode fazer com que a bola da vez escape e você perca o jogo. E como  em todo campeonato sempre tem um bom piadista, não será você ou sua empresa o Meme da vez, não é mesmo?

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