Viana: "Criei uma extensa rede de relacionamentos que foi fundamental para a expansão da empresa"
O empreendedor Aparecido Viana tinha 14 anos quando deixou para trás uma vida de trabalho árduo como boia-fria nas fazendas de café, batata e arroz do interior paulista para morar com a família em São Caetano do Sul, na região do ABC, na época um polo industrial emergente. Na cidade, ele trabalhou em metalúrgicas, indústrias plásticas e foi escrevente de cartório até conseguir um emprego como corretor de imóveis.
Foi o começo de uma trajetória que levou Viana a abrir a própria imobiliária, a Aparecido Viana Imóveis, no começo dos anos 80 — uma empresa com receitas de 600 milhões de reais em 2011. Nesta entrevista a Exame PME, Viana, hoje com 62 anos, conta sua história e fala sobre seus planos para o futuro.
Nasci em Bálsamo, uma pequena cidade perto de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Sou o quinto de seis filhos. Não tive uma infância fácil. Vivíamos na roça e a família inteira trabalhava como boia-fria durante a colheita de café, arroz e milho.
No período da entressafra, como não havia trabalho, inventei uma atividade. Juntava esterco no pasto das fazendas da região, transformava em adubo e oferecia, junto com pequenos serviços de jardinagem, aos moradores da cidade. Costumo dizer que fui o primeiro corretor de esterco da região.
Comentários da Setembro.net
Por Cláudia Oliveira
Por Cláudia Oliveira
O empresário paulistano é um exemplo de empreendedorismo, disciplina e foco. Identificar oportunidades onde ninguém mais vê, ter liderança e dinamismo, disciplina financeira, planejamento e assumir riscos são características de um empreendedor de sucesso. Seu perfil é dinâmico, não se acomodando com a rotina do dia a dia.
No entanto, quanto se fala em sucesso de empreendimentos e de seus CEOS, é bom lembrar de pelo menos três fatores críticos:
1) Planejamento e total conhecimento do seu negócio,
2) Conhecimento do posicionamento financeiro e avaliação dos riscos na gestão de seu negócio
3) Rede de contatos e marketing direto
Assim, desta forma, pequenos investimentos vão se consolidando, não apenas nas qualidades de seus serviços mas principalmente, demonstrando que com planejamento, plano de negócios, ampla rede de relacionamentos e contatos, seu tino empresarial terá um crescimento com bases sólidas rumo ao sucesso.
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