quinta-feira, 29 de março de 2012

Tim Cook visita fábrica da Foxconn na China

Visita faz parte da estratégia para melhorar a imagem da Apple após críticas pelas condições de trabalho.

Fábrica da Foxconn em Shenzhen, na China

Problemas da Apple com a Foxconn tiveram início em 2010, quando muitos funcionários cometeram suicídio em uma das sedes da empresa


São Paulo – Durante sua primeira passagem pela China como CEO da Apple, Tim Cook visitou ontem a fábrica da Foxconn, responsável por produzir os principais produtos da empresa.

A visita ocorreu na nova sede da Foxconn Zhengzhou Technology Park, que atualmente emprega mais de 120 mil pessoas. Não foi divulgado quanto tempo Cook passou visitando a fábrica e nem com quem conversou enquanto esteve por lá.

A viagem de Tim Cook faz parte da estratégia da Apple de melhorar sua imagem no país após sofrer críticas por não se preocupar com as condições de trabalho de seus principais fornecedores na China, incluindo fábricas controladas pela Foxconn.

Os problemas da Apple com a Foxconn tiveram início em 2010, quando muitos funcionários cometeram suicídio em uma das sedes da empresa em Longhua, que empregava entre 300 mil e 400 mil pessoas.

Cook também pretende aumentar a participação dos produtos da Apple na China, principalmente o iPhone e o iPad, que sofrem com a pirataria e com disputa judicial por uso da marca com a empresa Proview, que afirma ter patenteado o nome iPad e que vem inviabilizando as vendas do tablet no país.


Comentário da Setembro.net
Por Cláudia Oliveira

Jobs se foi mas as denúncias que tornaram a Apple o alvo da mira de protestos contra maus tratos a operários das fábricas chinesas, além de supostamente usar mão de obra de crianças e adolescentes, ficaram. Claro que há muita especulação em torno deste assunto, e se depender de Cook (CEO da Apple) não há nada a esconder. 

Sua visita a Foxconn, muito mais do que uma jogada estratégica de marketing e aumento de popularidade, foi também encarada por muitos, como uma resposta aos artigos publicados recentemente pela New York Times.

Em carta aberta aos funcionários da empresa, Cook respondeu à reportagem afirmando que a Apple se importa com todos os funcionários responsáveis por desenvolver e montar seus produtos. “Nós cuidamos de todas as pessoas que trabalham em nossa cadeia global de suprimentos. Acidentes e problemas relacionados às condições de trabalho nos deixam extremamente preocupados”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário