sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tango Down.

Para quem pensava que nesta PIPA ia dar SOPA...

O governo americano vem enfrentando uma intensa pressão pública, principalmente nas redes sociais, em relação às Leis PIPA e SOPA.  Estas leis coíbem a pirataria e a publicação de softwares de forma gratuita
Gigantes da tecnologia como o Mozila e o Google que já apoiaram anteriormente outras iniciativas contra a pirataria agora estão na ofensiva e o Senado norte americano, agora tenta através dessas leis colocar um pouco de ordem online. Será?

Veja como funcionam as leis PIPA e SOPA.

PIPA
PIPA é um acrônimo para o Act Proteger IP, e foi introduzido pela primeira vez para o Senado dos EUA em 12 de maio de 2011 pelos senadores Patrick Leahy, Orrin Hatch, Chuck Grassley.  PIPA é uma legislação de re-escrito, o original é o não conseguiu passar Combate à Violação Online e Counterfeits Act (COICA) de 2010.
Se aprovada, PIPA dará corporações dos EUA e do governo o direito de buscar a ação legal afirmativa com qualquer site que eles vêem como violação de direitos autorais permitindo que seja de origem EUA ou não. Na prática essa lei permitirá:
  • Provedores de internet dos EUA terão forças para bloquear o acesso a sites considerados como facilitadores de infração de copyright.
  • Buscar uma ação legal pelos motores de busca suing, sites blog, diretórios, ou qualquer outro site, em geral, para ter o black sites listados removido de seu site.
  • Será capaz de forçar serviços de publicidade em websites infrator, e quem o apoia deles, para removê-los de suas contas de publicidade
  • Empresas também terão o poder de processar qualquer novos sites que começar após essa lei for aprovada, se eles acreditam que eles não estão fazendo um bom trabalho de prevenção de violação em seu site.
SOPA
SOPA é um acrônimo para a Lei da Pirataria Parar Online, e é um projeto de lei apresentado à Câmara dos Representantes dos EUA por Represenative Lamar Smith em 26 de outubro de 2011. Sua semelhança com PIPA, SOPA é uma construção em uma legislação anterior. Esta legislação é a Lei PRO-IP de 2008.
Se aprovada, SOPA irá trabalhar em conjunto com PIPA. Como descrito por entidades como a Electronic Frontier Foundation, SOPA é nada mais do que o governo dos EUA e as corporações privadas criando uma lista negra.  Aqui está uma repartição do poder dado ao governo e empresas privadas.

Os primeiros passos deste Tango...

Os EUA apartir daí poderá  agora buscar uma ordem judicial que obrigaria os motores de busca, anunciantes, provedores de DNS, servidores e processadores de pagamento de ter qualquer contato com sites supostamente infrator.
E a situação fica mais complexa já que isso fará com que empresas privadas tenham que criar suas próprias listas de sites que estão quebrando suas políticas de direitos de autor.  Outra coisa são os processadores de pagamento, que terão o poder de cortar qualquer website com quem trabalham, contanto que eles possam fornecer uma forte razão de por que eles acreditam que este site está a violar direitos autorais.
Além disso, os gigantes da tecnologia stand, como a Apple, Intel, Corel, Dell, Microsoft, Adobe, e outras empresas de tecnologia sonantes são apoiantes sob a BSA (Business Software Alliance).
E como havia dito, dois dos maiores buscadores vieram a público com as suas questões com estas contas e as razões por que eles não podem mais oferecer seu apoio. Acreditando que usando DNS filtragem isso abrirá mais riscos de segurança e tornar o sistema lento de cima e próximos DNSSEC extensão.

E onde isso muda na sua vida internauta?
  • Sites como Blogs podem ser bloqueados  ou desligar sem comunicação prévia.
Como dito antes, no que PIPA e SOPA  vão permitir que agências governamentais dos EUA e as empresas privadas a fazer, rastreamento na internet ese tornará uma caçada para qualquer possível violação de direitos autorais.
  • Diga adeus à Inovação
Desenvolvedores de todas as  partes do mercado tecnológico, terão que mudar a forma de como usamos a internet. Muitos sites e redes sociais populares, como Facebook, YouTube, MediaFire, SoundCloud, Twitter, DropBox, ou qualquer outro site que podem ser direcionados como um lugar onde a pirataria online poderia ter lugar, já que todos postam e compartilham artigos e informações diariamente.
  • Ação legal sobre uma criança cantando uma canção
É muito comum vermos vídeos que os adultos colocam em sites como o  YouTube de seus filhos, menores de idade cantando, sem que tenha sido dada autorização de executivos gravadora para cantar sua canção favorita, e depois prosseguir para publicá-la em um site de compartilhamento de vídeo. No entanto, que será um problema para os executivos o registro?

O rodopio do Tango -  o que você pode fazer.
  • Informar alguém que você conhece,
  • Assinar petições on-line,
  • Mantenha-se informado,
Tango - A dança!

Ontem, 19/01/2012, Ataques do grupo Anonymous: Hackers usam "computadores zumbis" para se infiltraram nas páginas de vários sites americanos e iniciaram uma espécie de retaliação virtual. Uma espécie de guerra virtual começou após o fechamento do Megaupload pelo FBI, na tarde desta quinta-feira (19/01). Logo em seguida, o grupo de hackers Anonymous iniciou uma série de ataques a outros sites - Universal Music, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, US Copyright Office, Warner Music Group e até o próprio FBI - em protesto ao fim do conhecido site de arquivos digitais.

Mas como eles conseguem isto?

Funciona de forma bem simples. Eles usam o conhecido popularmente como ataque de negação de serviço, ou simplesmente DDoS (Denial of Service, na sigla em inglês).
Para realizar as invasões, os hackers utilizam uma rede de máquinas zumbis, formada por milhares de computadores. Essas redes zumbis são criadas quando usuários acessam links contaminados por códigos maliciosos. A partir daí, o hacker passa a controlar remotamente essas máquinas.
Por meio de um comando que parte de uma ou várias "máquinas mestres", o hacker ordena que os PCs zumbis acessem um endereço específico na mesma data e horário. Esse servidor pode ser responsável por diferentes tipos de serviços - como manter uma página de internet ativa, completar transações bancárias online, entre outras. O mais comum é que os ataques aconteçam nos servidores web, onde estão hospedados os sites de uma empresa.
Como um número muito grande de computadores tenta acessar ao mesmo tempo a página de um site, há uma sobrecarga no servidor, que fica, então, impossibilitado de atender a todas as requisições simultâneas de acesso dos "usuários". Alguns desses servidores podem simplesmente reiniciar ou parar de funcionar.

Nos passos deste Tango caíram ontem:

http://www.fbi.gov/
http://www.justice.gov/
http://www.riaa.com/
http://www.universalmusic.com/
http://www.wmg.com/
http://www.BMI.com/
http://www.mpaa.org/

FONTE DE CONSULTA:

Por: Cláudia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário