Basicamente, o ataque oferecia uma camiseta com uma estampa do Facebook às primeiras 100 mil pessoas que se justassem ao grupo criado pelos criminosos. Após clicarem em "Curtir" em diversas páginas para ganharem o presente, os usuários tinham de colocar seus endereços, dado que ia diretamente para os criminosos.
Se o usuário fizesse todos esses passos, diversas mensagens eram enviadas a partir de seu perfil, com links do tipo "Mude para o novo perfil do Facebook" e outras, que eram redirecionadas a aplicativos que eram falsos e serviam para infectar usuários.
Outro ataque semelhante usava uma caneca do Facebook como chamariz. Só que, neste caso, a ferramenta enviava mensagens utilizando um e-mail. Assim, quando o usuário clicava no link, ia parar em uma página que é uma cópia da rede social, onde o usuário inseria seus logins e senhas, perdendo suas contas. Elas, por sua vez, eram usadas para publicação de mais mensagens na rede social, distribuindo ainda mais o ataque.
Para Catalin Cosoi, responsável pelo Laboratório de Ameaças Online da Bitdefender, "esses ataques deveriam levar o Facebook a repensar sua segurança em torno de publicações feitas usando um e-mail". Ele diz que o grande problema aqui é descobrir a quantidade de pessoas infectadas por essa e outras ameaças.
A Bitdefender também desenvolveu uma ferramenta que aumenta a sua segurança no Facebook, chamada Safego. Se você quiser adicioná-la a seu perfil, clique aqui.
Créditos: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/presentes-no-facebook-se-tornam-o-novo-metodo-de-ataque-de-criminosos-virtuais
Comentário da Setembro.net
Entendemos que uma rede social tenha seu papel maior sustentado na facilidade de compartilhar uma informação.
Para cada rede social criada, novas "modinhas" aparecem e são essas modinhas que mobilizam pessoas oferecendo aos usuários de má fé a possibilidade de disseminarem vírus.
Diminuir os riscos em suas redes sociais, não significa excluir-se de brincar na farmville, ou curtir e compartilhar imagens e páginas... O problema está em saber o que é realmente confiável. Os usuários adultos sabem que existem perigos, cabe-nos ensinar as crianças e adolescentes a terem parcimônia e não clicarem em tudo que acham bacana, bonitinho ou fofo.
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