segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marketing Empresarial Sustentável - Uma ferramenta social para sustentabilidade corporativa.


A abordagem social presente nas atividades empresariais deixou de figurar como elemento diferencial de mercado e passou a ser encarada como filosofia de trabalho e sobrevivência organizacional, para algumas empresas. O pensamento sustentável hoje vai além dos assuntos climáticos e poluentes do planeta. Tornou-se um processo que visa criar um modelo de sustentabilidade ideal para se por em prática no dia a dia e que preferencialmente se expanda, levando o conceito proposto para as organizações empresariais e para o meio em que a mesma está inserida.
Motivar os funcionários a práticas sustentáveis dentro da empresa se torna mais que uma estratégia e sim, um agente multiplicador das ações sustentáveis levando as boas práticas para dentro de suas casas, repassando a familiares, amigos e vizinhos que repassarão osconhecimentos para outras pessoas.
As empresas que seguem este conceito estão em constante busca demelhor desempenho em sua produção. Estão atentas aos novos consumidores, clientes e demais stakeholders que começam a exigir um novo compromisso corporativo ligado à imagem e à reputação institucional no mercado. Elas querem saber como foi feito o produto, querem conhecer cada etapa ou processo de desenvolvimento, e acima de tudo quais valores éticos contém. E quais compromissos foram firmados com base na atuação empresarial ambiental e socialmente responsável.
Hoje o profissional que responde pela publicidade de uma empresaque opta pela ação sustentável conta cada vez mais com a opinião dosstakeholders. A opinião e o desejo dos consumidores passam a ter um novo peso na decisão de compra e indicam uma nova postura da sociedade à formação de relacionamentos mais transparentes e eqüitativos. Eles estão nas mídias sociais e colocam a “boca no trambone” nas comunidades, ora elogiando e “amando” determinadoproduto ou serviço, ora apontando detalhadamente as falhas e deslizes cometidos pelos fabricantes e também responsáveis pelo call center.
Dentre as vantagens deste processo salientam-se, entre outras, as seguintes: a) o desenvolvimento de um novo olhar sobre as demandas e valores do mercado e do consumidor; b) abertura de novos espaços de divulgação de marcas, produtos e serviços sempre que observados os valores éticos e sociais;c) melhor diálogo com os demais membros da cadeia produtiva; d) motivação e aumento da produtividade dosfuncionários em suas funções devido à participação direta e ou indireta, de forma sinérgica, nos projetos corporativos.
Marketing Sustentável deve ser entendido como uma ferramenta de gestão corporativa responsável pela divulgação dos produtos e ouserviços oferecidos pelas empresas que veiculam para o consumidor a aplicação de métodos ambientalmente corretos aplicados à gestão da produção e serviços. Não se limitando à promoção apenas de produtos que tenham alguns atributos verdes. É importante a motivação e engajamento dos funcionários a posicionar-se como co-responsáveis pela busca de melhor qualidade de vida e postura estratégica associada a cada ciclo de produção do produto ou serviço.
Logo, devemos entender Marketing Sustentável como uma ferramenta de sinergia corporativa que sistemicamente alimenta acomunicação interna e externa das corporações ambientalmente bem posicionadas e que alimentam uma cadeia de benefícios para toda uma comunidade, minimizando o impacto ambiental, ampliando a participação de funcionários e colaboradores, trazendo vantagens competitivas e principalmente atraindo investidores e consumidores que vêem a transparência das ações corporativas como índice positivo de mercado.
Por: Cláudia Oliveira
Seo Marketing da Setembro.net

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