quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Steve Jobs - O outro lado da maçã.


Demorei um pouco para falar e render minhas homenagens aoSteve Jobs porque queria conhecer mais sobre esse cara de calça jeans, tênis e um agasalho preto fez de tão fabuloso. Descobri que muito mais do que trabalhar numa das maiores empresas de comunicação e ser o mentor de muitos dos produtos que utilizo naempresa e na minha vida pessoal ele foi criador e executivo de muitas outras empresas, um cara de uma mente com idéias que revolucionaram o mundo. Me pergunto se ele não deixou alguns coelhos dentro cartola,  e onde estará ela. Com todo seu potencial criativo não vejo dificuldade de se encontrar daqui a algum tempoanotações e pesquisas em torno de algo surpreendente!
Lembro do meu primeiro computador pessoal, a emoção que senti ao dedilhar seu teclado e isso ocorreu muito tempo depois da criação do Mac, com a sua primeira experiência de gráfica e uso do mouse, depois a criação do iPod, o iPhone, o iPhone, etc.
Soube que Steve Jobs deixou patenteado algo em torno de 313 projetos. Uau! Queempresáriodesigner ou projetista teve esse mérito?  A lista do que ele é e fez para atecnologia atual é inconcebível… Se pararmos para pensar, tudo que vivenciamos hoje vai ser base para algo grandioso amanhã… Imagine, por exemplo, que a vida ainda seria como se ele não tivesse criado o Macintosh, e a nossa experiência de hoje, em podermos usar umteclado touch no simples comando do toque de dedos; e se ele não tivesse levado a invenção do iPhone? Ainda estaríamos usando aparelhos de rádio ou analógico.
Meu pensamento vai além das fronteiras do que ele revolucionou, mas nas coisas que serão feitas apartir daqui e no quanto sua mente brilhante irá fazer falta. Imagino seus projetossendo utilizados nas mais diversas ciências, tais como medicina, robótica e aviação. Pode parecer estranho, mas não duvido muito disso num futuro próximo.
Falar que ele tinha uma mente brilhante é pouco, falar que foi e é um exemplo a ser seguido como ser humano discreto e simples, como profissional de grandes idéias e perfeccionista, também são coisas que todos nós sabemos, e por incontáveis gerações futuras também saberão quem foi Steve Jobs. Seus discursos sempre eram cercados de grande expectativa, mais que um entusiasta, inventor, profissional de negócios, ele era o garoto propaganda do seu sonho! – “Você pode ser o que quiser como profissional desde que você ame o que faz, desde que mantenha o foco” –  e isso eu aprendi com ele. – Ele não só pensou em como criar dispositivos de alta tecnologia, mas como mudar toda uma visão do que É tecnologia. E anos depois de ter sido demitido não se importou emrecomeçar na Apple como funcionário, porque sabia das mudanças que certamente  ocorreriam embora o impacto delas talvez nem ele mesmo pudesse imaginar. Hoje pessoas ao redor do mundo todo estão ávidas para conhecerexperimentar e agora pensar emprodutos e negócios com design e muito estilo e isso graças a Steve Jobs.
Enfim, como será o futuro tecnológico daqui por diante sem Steve Jobs, eu não sei dizer, acho que só com os produtos existentes que a Apple possui se melhorados, poderão ainda ter uma longa sobrevida até alguém que tenha coragem de pensar sobre onde traçar a linha e unir novamente os pontos deixados por ele, possa equilibrar novamente esta ferramentaque é a tecnologia.
Obrigado, Steve Jobs, por ter aberto a porta para a acessibilidade de uso mais ampliado da tecnologia, por nos mostrar que nem sempre o que é mais vendável e lucrativo é o mais adequado e que nesta longa jornada que se chama vida tudo é uma questão de foco e coragem para olhar para trás e unir os pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário