segunda-feira, 20 de junho de 2011

Você e o marketing. Onde seu público está?


Construa uma rede e os usuários virão não funciona mais em mídia social. Há demasiadas opções de sites e redes para alguém aleatoriamente encontrar seu podcast. Hoje, o trabalho de marketing em rede é tentar descobrir quem é o seu público e onde eles se reúnem para deixar que eles conheçam seu perfil e interajam com o seu conteúdo.

Minha dica é para que você comece fazendo uma abordagem do tipo "persona comprador". Desenvolver sua rede com seu público atual e quem você quer atrair para o o seu podcast. Ou seja, comprar a idéia deles e estabelecer com o seu público já existentes vinculos, tais como, fazer-lhes perguntas sobre inquéritos e sondagens para recolher o máximo de dados possiveis  e assim criar um perfil composto ou perfis de seu público, atual ou desejado, para mais tarde mostrar a que você veio.

Uma estratégia ousada e de impacto nem sempre corresponde a bons resultados nas mídias sociais. Se você for direto demais usando jargões de marketing já conhecidos pela imprensa pode acabar afastando seus futuros clientes ao invés de aproximá-los. Portanto, nas redes sociais, quanto mais espontâneo você for, melhores serão suas chances de se relacionar com seus clientes.

Por exemplo, o Podcast Setembro.net tem uma série de pessoas que atuam nos mais diferentes seguimentos, no entanto a internet hoje faz parte da vida de cada um, independente dos setores que atuam, certamente irão construir um ciclo de contatos que na mídia social é feito apartir de consideravel esfoço dia a dia para alcançar o engajamento ideal. Fazer com que esta rede de contatos permaneça sólida e crescente é um desafio constante para o profissional de SEO e para isso foi necessário saber o que cada um busca na nossa rede, questionando, interagindo com eles. Só assim foi possivel construir uma ferramenta de marketing focada exclusivamente sobre eles.

Há bastantes exemplos de segmentação demográfica nas redes sociais e para encontrar "amigos" para o seu Podcast o ponto de partida para o marketing de mídia social é sempre o mesmo – muita pesquisa e aprender indentificar rapidamente quais os objetivos a serem alcançados com seus seguidores e converter tudo isso em oportunidades de bons negócios.

Meu conselho para as empresas que se beneficiam das estratégias de marketing B2B e profissionais que buscam selar bons negócios através desta ferramenta é ter um objetivo quando se trata de engajamento empresarial na mídia social, encontrar seus clientes e parceiros nas redes certas e ir além de seu broadcasting, não ficar apenas nos RT’s e replies, mas manter um dialogo constante e transparente com seus seguidores. Isso irá ampliar a reputação e credibilidade de sua empresa, lembrando sempre que é um relacionamento a longo prazo, feito no dia a dia com pessoas que esperam de você uma relação em tempo real, dinâmica e o que é mais importante – Honestidade.

Por Cláudia Oliveira,
Para: Setembro.net

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