segunda-feira, 13 de junho de 2011

SAC - UMA NOVA EQUAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS E CONSUMIDORES

Ao longo de minha experiência na área de SEO Marketing, acompanhando e orientando empresas parceiras da Setembro.net no setor de mídias sociais, observei o aumento de casos de dificuldades por parte das empresas em entender as reais necessidades de seus clientes e o sofrimento destes profissionais  em  reestruturar juntamente com o mercado este novo canal de comunicação com o usuário de seus produtos.

Entendo que não só o cliente, mas também o empresariado têm dificuldade em discutir suas dúvidas, anseios e queixas relativas a esta nova aliança entre consumidor e empresa.

Por de trás de cada profissional há também um cliente insatisfeito e a pergunta é como gerenciar esta insatisfação que pode decidir o futuro de uma marca, produto ou serviço... Qualificando ou discriminando um setor especifico e nesse processo, não é só sobre cargos e salários que falamos, mas sim de satisfação pessoal e de um efeito cascata que preventivamente poderá ajudar as pessoas a entenderem o que está acontecendo com elas e em seus trabalhos antes que uma demissão ou um afastamento por estresse, por exemplo, aconteça.

Encontrar um novo foco de publicidade e de atendimento ao consumidor é a meu ver o mais novo desafio. Uma vez que os SAC’s antigamente só se preocupavam em gerenciar reclamações sobre suas linhas de produtos. Hoje, humanizar este setor, com transparência se faz necessário. Ver que por trás de cada comprador de uma determinada linha de produtos há um eventual novo profissional que precisa de ajuda para decidir sobre seu futuro investimento antes mesmo que outra pessoa decida por elas.

Parece meio confusa esta cadeia de acompanhamento, mas creio que é um caminho sem volta no novo conceito de empreendedorismo e de marketing em mídias sociais onde as buscas por respostas são quase que instantâneas e pode ser feito ao longo de toda vida profissional. Além disso, quando o estresse da carreira se torna inevitável, o mecanismo mais próximo de busca de respostas para esta nova fase de mudanças é sem dúvida as redes de relacionamentos sociais e mídias digitais.

Assim, de modo mais saudável e com menos sofrimento o processo de auto análise e busca vai se apropriando do destino pessoal e profissional de cada um e projetando a isso, vêm seus sonhos de conquistas, consumo e competências.

E você? Em que processo de busca profissional se encontra? Já analisou seus sonhos de consumo e de sua carreira hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário